domingo, 17 de março de 2013

Visão complexa para uma forma complexa de agir (Complex vision for a complex form of action)

Maria Cecília de Souza Minayo (1)
José Júlio Martins Tôrres (2)

Resumo
Este artigo contém uma introdução à abordagem científica denominada “pensamento complexo”, complementa a visão tradicional e racionalista da ciência, oriunda do século XVII. Os autores mostram que coexistem hoje várias formas de se pensar a produção de conhecimento. Evidenciam também que a forma com que se organiza essa produção tem muito a ver com a própria organização da sociedade, da economia e do trabalho. Por exemplo, a ciência tradicional se desenvolveu a partir da lógica da revolução industrial. Já o pensamento complexo é fruto tanto das transformações sociais como de descobertas científicas atuais e relevantes na Física, na Matemática, na Biologia, na Cibernética e nas Ciências Sociais. O texto termina mostrando que a visão complexa da ciência é fundamental para transformar as formas de pensar e de agir em saúde, particularmente, para a vigilância sanitária, para a formação de pessoas e para a gestão dos serviços.
Palavras-chave: Pensamento científico; Teoria da Complexidade; Ciência tradicional; Racionalismo.

1) Graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).
Graduada em Ciências Sociais - City University of New York (1979).
Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989).
Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora itutlar da Fundação Oswaldo Cruz.
Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orietnadora principalmente nos seguintes temas: métodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva e saúde e sociedade.
Já oirentou 66 teses e dissertações, publicou 154 artigos científicos, 112 capítulos de livros e 39 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração.
É membro do conselho editorial de 13 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras.

2) Doutorando em Psicologia (2010...) na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (1991).
Professor Adjunto HA N6 da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Brasil. Endereço Postal: Av. Padre Antônio Tomás, 630 – Ap 201 – Aldeota – CEP: 60140-160 – Fortaleza – CE.
E-mail: jjmtorres@gmail.com. Telefone: 85-3261.7143.

Clique para Baixar texto completo: Visão complexa para uma forma complexa de agir (Complex vision for a complex form of action)

Nenhum comentário: