sexta-feira, 9 de março de 2012

ORGANIZAÇÃO FRACTAL: UM MODELO E SUGESTÕES PARA GESTÃO

José Júlio Martins Tôrres (1)
Cezar Wagner de Lima Góis (2)

Resumo
Este artigo apresenta um modelo para uma organização fractal e sugestões para uma gestão compatível com as necessidades geradas pela mudança de época do industrialismo para o informacionalismo, o que está a exigir uma forma diferenciada de gestão. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa teórica, na tentativa de identificar características fractais aplicáveis às organizações e sua gestão. O trabalho tem seu suporte na Teoria dos Fractais, convocando outros aspectos da Ciência da Complexidade passíveis de aplicação às organizações. O estudo possibilitou identificar as principais características dos fractais aplicáveis às organizações. A partir dessas características foi possível desenvolver uma estrutura fractal para representar a morfologia para um modelo de organização fractal e para a dinâmica de um modelo de gestão. Levando em consideração a interconexão dos elementos desse modelo de organização foi também possível sugerir um processo diferenciado de gestão, compatível com a complexidade dos problemas organizacionais da época emergente do informacionalismo.
Palavras-chave: complexidade, fractal, gestão, organização fractal, visão de mundo.

1) Doutorando em Psicologia (2010...) na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (1991).
Professor Adjunto HA N6 da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Brasil. Endereço Postal: Av. Padre Antônio Tomás, 630 – Ap 201 – Aldeota – CEP: 60140-160 – Fortaleza – CE.
E-mail: jjmtorres@gmail.com. Telefone: 85-3261.7143.

2) Doutorado em Influência Social pelo Universidad de Barcelona, Espanha (1999.
Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará – UFC, Brasil.
Endereço Postal: Av. Desembargador Moreira, 2880/1101, Dionísio Torres, CEP: 60170-002 – Fortaleza – CE.
E-mail: cwlg54@gmail.com. Telefone: 85-3257.5127.

Clique para Baixar texto completo: Organização Fractal: um modelo e sugestões para gestão

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.